Back

Mentorando uma das maiores empresa júnior de tecnologia do Brasil, o CiTi / UFPE.

O começo desse trabalho em conjunto se deu a um pequeno gesto, gostaria de falar um pouco sobre ele.

O começo desse trabalho em conjunto se deu a um pequeno gesto. Eu havia me preocupado mais em me relacionar com empresas e pessoas que estão no mesmo mercado, compondo o ecossistema de tecnologia de Recife.

Foi assim que eu consegui o contato do presidente do CiTi, que é a empresa júnior da UFPE. Tudo começou de uma breve conversa no whatsapp, onde eu havia me colocado aberto para conversarmos sobre as oportunidades que vinha recebendo do mercado.

Deixo aqui meu relato, mencionando como se deu esse início de trabalho juntos, como um índice para cada passo tomado na nossa estratégia, que está explicito no rodapé.

O Insight

O objetivo era, montar um plano onde o ecossistema de tecnologia local (Recife), pudesse interagir e trabalhar em projetos com sinergia. Muito das empresas que estão em Recife, trabalham prestando serviços para o mundo todo.

Esse formato permitiria trazer mais valor para empresas grandes e projetos complexos, facilitando o fechamento de negócios mais alinhados com o nosso perfil.

Partindo dessa visão, comecei a colher rapidamente os frutos. Logo nos primeiros momentos, ficou claro que o impacto das ações ficou potencializado quado mais pessoas aderiram a iniciativa.

Percebi ali que, um casamento com pessoas/empresas que tem a mentalidade de que, todos tem que ganhar juntos. Isso sim, seria um game changing!

O início do relacionamento

Começamos uma relação entre nossas unidades de negócio (Mobix e CiTi) sendo 100% transparentes, os pontos mais mencionados foram:

  1. Como fazer nossas captações de oportunidades eficientes
  2. Como fazemos a qualificação e acertar no cliente ideal
  3. Mantendo satisfação do cliente durante e no pós-serviço

Começamos ali a compartilhar experiências e indicar uns ao outro em oportunidade que seriam interessantes. Pode parecer estranho isso mas os clientes que estavam no processo de fechamento do negócio (no meio do funil de vendas), viram isso como um grande valor, que as empresas estavam bem conectadas e se sentiam mais seguras em trabalhar conosco.

O Convite

Até que um dia recebi o convite do Ricardo, atual presidente do CiTi para fazer a mentoria do time de produto do CiTi, a princípio iríamos lapidar os processo e definir um melhor framework operacional.

Acabamos ampliando todo o nosso trabalho e hoje estou fazendo a mentoria das 30 pessoas que estão do CiTi. Eu não poderia ter tido supresa melhor nesse primeiro semestre em meio a quarentena. A oportunidade de trabalhar de forma pro bono, ensinando e facilitando o aprendizado de dezenas de pessoas da área que eu tenho mais paixão de trabalhar, veio no timing certo.

Estamos registrando todo o processo de trabalho e fazendo um repositório desse processo e do conteúdo que estamos trabalhando juntos.

A mentoria

Esse primeiro post servirá como um índice da série de posts vem a seguir com todos os outcomes/resultados de cada um dos pontos citados abaixo. Que segue o seguinte formato:

  1. Definição de propósito e legado
  2. Pente fino na estrutura organizacional, funções e divisões
  3. Mapeamento dos pain points
  4. Ações, ferramentas, metodologias e frameworks
  5. Implementação e followups
  6. Cultura e Playbook
  7. Indicadores(KPIs) de sucesso